"A sua Empresa em suas mãos"








quinta-feira, 10 de março de 2011

Faça Marketing Pessoal sempre


O desemprego nas últimas pesquisas vem se mantendo num nível estável, bem baixo durante os últimos 12 meses, e como conseqüência lógica, as empresas estão contratando mais, o que aumenta a chance de muitos profissionais serem abordados.
Mas para que essa abordagem aconteça, é necessário que façamos nosso “Marketing Pessoal”.
O objetivo de quem faz marketing pessoal é criar e difundir uma imagem profissional, passando às empresas e aos head-hunters ou caçadores de talentos como também são chamados, suas principais qualidades e experiências.


Normalmente a primeira coisa que fazemos é investir no modo como nos apresentamos, cuidando do vestuário, aperfeiçoamos a maneira de falar em público e cultivamos uma ampla rede de contato, que é a famosa Networking.
Tudo isso é importante, sem dúvida, mas não é tudo, pois compõe a parte “exterior” do marketing pessoal, sendo preciso também cuidar da parte “interior”, da postura que vem de dentro, e três coisas são essenciais: profissionalismo, entusiasmo e habilidade de relacionamento interpessoal.
Profissionalismo, em minha visão é a soma das competências com o empenho em realizar o trabalho da melhor maneira possível. O profissional persegue a excelência, procura superar as expectativas, é confiável, cumpre compromissos, respeita prazos e ainda surpreende.
Já o entusiasmo, é a paixão por realizar alguma coisa, nesse caso o trabalho que ele realiza. O profissional entusiasmado esbanja brilho, motivação e energia, o que o faz ser percebido pelos outros como alguém que é bem sucedido no que se dispõe a fazer.
A habilidade de relacionamento dispensa definições e é, tão importante que sua falta pode levar por água abaixo os efeitos positivos do entusiasmo e do profissionalismo. Quem não sabe ou não consegue se relacionar com as pessoas terá problemas com sua ascensão profissional, pois, não é capaz de estabelecer vínculos e bons relacionamentos com clientes e parceiros, superiores, subordinados e colegas, de nada adiantando ter alto grau de profissionalismo e ser apaixonado pelo que faz.
Agora reflita, como está seu marketing pessoal em relação a esses pontos?
O que você tem feito em prol de uma imagem de profissionalismo? Você se satisfaz em cumprir “a sua parte” ou procura fazer mais do que lhe é pedido? Faz as coisas sempre da mesma maneira ou preocupa-se em inovar?
E seu entusiasmo pelo trabalho, como está? Será que ele tem resistido às dificuldades do dia-a-dia, da concorrência acirrada e da instabilidade que reinam hoje no mundo dos negócios?
Avalie também qualidade dos seus relacionamentos profissionais. Você sabe ouvir as outras pessoas?, valoriza as opiniões alheias e aceita críticas sem se sentir ofendido?
Com entusiasmo, profissionalismo e habilidade de relacionamento, você pode irradiar uma imagem profissional altamente positiva, assertiva e vendedora.
Algumas dicas importantes para se fazer o Marketing Pessoal.
Utilize sua Network, apareça.
A base para o sucesso profissional é possuir uma formação acadêmica sólida, de qualidade e adquirir experiência no mercado de trabalho, mas esses requisitos não são o suficiente, pois é necessário ser conhecido e reconhecido. Por isso invista em sua rede de contatos, participe de eventos, grupos de discussão na Rede Social, se atualize, divulgue seu currículo e trabalhe seu marketing pessoal.
Invista em você mesmo
Mantenha-se informado e antenado sobre o que está acontecendo na sua área de interesse profissional. Faça cursos de capacitação, participe de palestras, seminários e congressos. Nesses eventos ganha-se muito, não só com relação ao conhecimento adquirido, mas também é uma excelente oportunidade para aumentar a sua rede de contatos.
Desenvolva um planejamento
De nada adianta investir em formação pessoal e relacionamentos sem um planejamento organizado para o ano todo (e até mais). Trace seus objetivos e avalie quais podem ser os caminhos viáveis para sua concretização. Liste as empresas em que gostaria de trabalhar, atualize-se sobre elas. Visualize a longo prazo.
Tome decisões importantes
Não tenha medo de tomar grandes decisões. Cansou do seu emprego e quer pedir demissão? Quer largar tudo e abrir um próprio negócio? São decisões arriscadas, mas que com planejamento e dedicação podem trazer um grande retorno. Mas lembre-se: não basta apenas planejar, é necessário que se coloque em prática. Se você está insatisfeito com sua situação profissional, esta é a hora de mudar.
Todos nós fazemos parte das corporações, portanto, todos somos Recursos Humanos. Que sejamos, de preferência, felizes.
Assim, se está insatisfeito com seu empregador, seu superior, sua área de atuação, é tempo de mudança, pois enquanto há vida nós podemos. Ser infeliz é um grande prejuízo!
 Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez” Fernando Pessoa

Um grande abraço e sucesso a todos.

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