"A sua Empresa em suas mãos"








quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Revolução dos Idosos

Terceira idade, melhor idade, várias são as denominações para chamarmos a etapa da vida em que as pessoas ultrapassam a barreira dos 60 anos. Eles formam hoje no Brasil, um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões de pessoas até 2020, a maioria mulheres.
Eles são os responsáveis pela manutenção de 25% dos lares nacionais segundo perfil levantado pelo “Panorama da Maturidade”, concluído pela Indicator Gfk. Aquela imagem de velhinhos-problema está ultrapassada, os idosos têm um caráter fortíssimo de formadores de opinião, onde muitos cuidam dos netos para os filhos trabalharem, influenciando assim as decisões de toda a família.


Se olharmos pelo aspecto econômico, imensas oportunidades de negócios estão brotando a cada dia, pois está havendo uma verdadeira revolução demográfica com relação aos idosos e profundos impactos são sentidos.
Pela primeira vez eles serão a maioria, as japonesas chegam hoje, em média aos 85 anos, de cada duas meninas, uma viverá mais de 100 anos, e um de cada dois meninos viverá provavelmente 95 anos .... no ano 2050 haverá na China cento e cinqüenta milhões de pessoas acima dos 80 anos, segundo escreveu Frank Schirrmacher em seu livro “A Revolução dos Idosos”.
Os idosos estão cada vez mais sadios, criativos e “jovens” e tudo isso graças às oportunidades que estão sendo criadas. Cada vez mais eles estão mais felizes e podem controlar suas próprias vidas e são independentes. Não é raro vermos filhos voltando para a casa dos pais após o fim de um casamento por exemplo.
Estatísticas dizem que nove em cada dez idosos ainda tem objetivos marcantes, sendo que os que pensam positivamente sobre os idosos viveram, em média, sete anos e meio a mais.
A informática que era uma barreira para eles já não é mais, pois as escolas perceberam o grande filão que foi criado e já formam turmas específicas para idosos. Também a graduação nas faculdades e universidades tem aumentado.
Imagine se colocarmos este cenário em uma matriz SWOT ou PFOA (\Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Quantos negócios novos surgirão? É possível calcular?
O importante é saber tirar pleno proveito disso e sair na frente com produtos e serviços voltados a essa imensidão de pessoas com poder aquisitivo e tempo, exatamente aquilo que os jovens não têm sobrando.
As instituições financeiras já perceberam isso e colocaram a disposição o crédito consignado, descontado diretamente no benefício dos aposentados. Também as agências de turismo preparam pacotes específicos para a Terceira Idade.
As próximas gerações chegarão a essa idade de outra forma, com outros tipos de retaguarda financeira, e é isso que o mercado precisa antever. Quais são as características de comportamento, gastos, saúde, alimentação, moradia, transporte, educação, cultura, e lazer? Quem conseguir chegar mais rápido a essas respostas chegará à frente de muitos empreendedores.
Não acham que é um mercado a ser mais bem explorado e ainda com um grande potencial de crescimento?
Pensem nisso.

Um grande abraço e sucesso a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário