"A sua Empresa em suas mãos"








segunda-feira, 18 de abril de 2011

Qualidade nos Escritórios Contábeis

As empresas em geral procuram modernizar-se, e isso não deve ser diferente com um escritório de contabilidade. Ele também deve passar por constantes investimentos, em hardware, software e treinamentos específicos. O resultado dessa equação se traduz hoje em um menor custo operacional e mais tempo livre para o atendimento ao cliente.


Não bastam somente máquinas e programas, é necessário também levar em conta outros fatores por isso mencionei treinamentos específicos.
a)      Qualificação profissional dos contabilistas;
b)      Atualização constante em legislação fiscal, trabalhista e contábil, economia, administração e política;
c)      Qualidade do pessoal interno;
d)     Respeito e compromisso com o cliente.
A soma dos quesitos acima se transforma no sucesso do escritório contábil. Poderia citar ambiente de trabalho e plano de carreira, mas vou me ater a aspectos técnicos.
Todos os investimentos efetuados agregam valor à prestação dos serviços contábeis. Ter um bom atendimento, informação com credibilidade e em tempo real diferencia um escritório contábil da grande maioria e faz superar as expectativas dos clientes.
Outra coisa é o marketing, que aos poucos parece que está ganhando forma. São sites, blog, palestras gratuitas, que estão sendo feitas, mas se a qualidade dos serviços prestados ao cliente não for boa volto a insistir, o investimento em marketing será perdido.
E quanto cobrar pelos honorários? Nessa hora o contabilista deve levar em conta a sua qualificação profissional e de sua equipe, levando em consideração seus custos operacionais, seus investimentos e a qualidade do serviço que presta. Nada de procurar qual o valor que os outros escritórios estão cobrando, ou quanto o cliente quer pagar, pois seu serviço tem um custo, taxas, mão de obra e despesas que teremos que pagar.
Cada vez mais os Conselhos Regionais de Contabilidade – CRC tem a tarefa e a obrigação de retirar de circulação os maus profissionais, aqueles sem qualificação técnica para exercer a profissão de contabilista, pois além de prestar um serviço de qualidade duvidosa, desregulam os preços dos honorários contábeis.
O CRC tem seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na Norma NBR ISO 9001:2008 e certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que realiza auditorias periódicas para comprovar que o sistema atende aos princípios da qualidade e está aderente a norma de referência.
Todos os escritórios deveriam ter como compromisso certificar-se, pois uma Política de Qualidade seria uma melhoria contínua dos serviços prestados às empresas.
Pensem nisso.

Um grande abraço e sucesso a todos.

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