"A sua Empresa em suas mãos"








terça-feira, 10 de maio de 2011

Como você está gerenciando?

Existem pessoas em cargos de gestão ou liderança que tem a necessidade de mostrar sua posição, sua força, e não tem a menor idéia, ou conhece apenas superficialmente as principais ferramentas de gestão e liderança, e ficam exibindo orgulhosamente seu status, só que não entendem os princípios básicos de administração e de gerenciamento.


Não basta apenas o executivo se envolver na redoma de seu cargo e com isso imaginar que será um excelente gestor, a realidade demonstra uma situação bem diferente.
Muitas vezes os Diretores, gerentes e supervisores possuem uma formação fora da área de negócios e sem o perfil adequado, não conhecendo o mínimo necessário para desenvolver as tarefas que se esperam de sua posição. A conseqüência pode ser desastrosa e em partes isso explica a alta rotatividade de profissionais em algumas empresas.
Alguns desses gestores simplesmente não conseguem conduzir pessoas, alguns batem na mesa, gritam e insultam seus subordinados, demonstrando em muitos casos falta de preparo técnico e psicológico para o exercício da função gerencial.
É indiscutível que inúmeros desses gestores possuem uma bagagem de experiências e competências inegáveis, mas poderiam obter muito mais resultados caso desenvolvessem um perfil mais adequado, de um gestor de verdade.
De maneira geral, gerenciar envolve a identificação de problemas e tomada de decisões, a condução de reuniões de maneira pró-ativa, desenvolver e monitorar indicadores de desempenho organizacional, liderar e conduzir as pessoas de maneira adequada em direção aos objetivos e metas traçadas pela organização e resolver problemas e conflitos.
Porém, muitos não conseguem se desvencilhar de tarefas que executavam em outras posições e não se acostumam com as novas responsabilidades exigidas na tarefa gerencial. Outros apresentam falta de foco, não conseguem iniciar e terminar uma mesma atividade, seja porque assumem atribuições demais ou por falta de capacidade em administrar seu próprio tempo. Outros ainda demoram muito a tomar decisões e são perfeccionistas em demasia.
Resultado: a falta de agilidade na tomada de decisões estratégicas gera um descompasso na eficácia daquelas decisões, porque as oportunidades aparecem e desaparecem muito rapidamente.
Não podemos confundir “estar gerente” com “ser gerente”, que é uma coisa bem diferente. Para gerenciar verdadeiramente, é preciso conhecer e aplicar algumas das várias técnicas de administração. Vamos apresentar algumas delas e analisar se estamos realmente utilizando-as:
Liderança: a capacidade de liderar pessoas é provavelmente a competência mais valorizada no mercado. Não é possível se tornar um gerente excepcional sem possuir e administrar adequadamente uma equipe. O gestor será tanto melhor quanto melhor for sua equipe. Para alcançar uma liderança eficaz é preciso obter a legitimidade para tal. O uso do poder para liderar não é sustentável, é preciso usar a autoridade, e mais, pare de se cercar de funcionários medíocres, contrate os melhores.
Comunicação: para exercer uma liderança eficaz, é necessário uma comunicação eficaz. Muitas pessoas cometem erros nas empresas porque não receberam as instruções de maneira completa e clara. A comunicação só ocorre quando a mensagem transmitida é recebida e compreendida pela outra parte, chega de sabotagem.
Reuniões: a maioria das vezes em que um gerente ou gestor é procurado para alguma coisa ouvimos a mesma desculpa: “o sr. Fulano está em reunião”. Por que isto acontece? Seja disciplinado em suas reuniões. Estipule reuniões de não mais de uma hora (a não ser em casos excepcionais). Acima disso, as pessoas começarão a ficar ansiosas e pensar em outros afazeres. Prepare uma pauta contendo os principais assuntos a tratar. Solicite que alguém registre as decisões em ata e não termine a reunião sem deixar claros os objetivos, os prazos e os responsáveis para que cada um saiba precisamente o que fazer, avaliando os resultados com maior eficiência.
Estabelecimento de objetivos e metas: um bom gerente deve ser capaz de estabelecer parâmetros de desempenho para sua equipe, para a sua área ou para a organização. Os objetivos devem estar de acordo com as diretrizes organizacionais. Evite estabelecer objetivos impossíveis, que levarão as pessoas a se frustrarem ou objetivos medíocres, que não as desafiem. Sempre que possível, quantifique os objetivos. Atribua também objetivos à sua equipe, mas deixe-a participar desse processo de elaboração. Elas tenderão a se comprometer muito mais quando perceberem que os objetivos foram estabelecidos por consenso e não de cima para baixo.
Envolvimento das pessoas: Uma liderança eficaz não é possível sem o envolvimento das pessoas. Não adianta dizer: “Você é pago pra isso”. Você não conseguirá nada, além de desmotivar ainda mais sua equipe. Busque valorizar as pessoas, reconhecer os esforços e aceitar suas idéias. Você poderá se surpreender.
Humildade: não conheço nenhuma faculdade que ensine este conceito, mas ele é um fator crítico de sucesso para qualquer posição. Profissionais que não possuem humildade tendem a serem odiados pela sua equipe e pelos demais colegas e demoram a reconhecer seus erros. Os resultados, quando aparecem, podem ser fatais para a carreira.
Da próxima vez que for gerenciar pessoas perceba bem ser você “é” ou “está” gerente.

Um grande abraço e sucesso a todos.

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