"A sua Empresa em suas mãos"








segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A importância da Estratégia

Os grandes generais da história mundial, vencedores de guerras e batalhas não as obtiveram apenas por um golpe de sorte ou acaso. Houve uma Estratégia, que norteou os passos e ações que foram tomados.
A expectativa de um crescimento pequeno para a economia do Brasil nesse ano intensifica a necessidade de se pensar nas decisões a serem tomadas num futuro próximo.

Traçar estratégias é fundamental, principalmente para o micro e pequeno empresário, pois muitas vezes ele não tem as condições ideais para “tocar” seu negócio, sejam elas financeiras ou de instalação.
Implantar um processo de melhoria contínua, um passo a passo do que precisa ser feito é importante para que a empresa tenha visão de futuro.
Ninguém sabe tudo, ou é dono de todo conhecimento, então veja no que sua empresa é boa, e onde precisa melhorar (pontos fortes e fracos), quais são as ameaças que ela sofre e as oportunidades que precisa aproveitar, faça um Plano de Ação, com prazos, responsáveis e recursos necessários, execute, acompanhe e se necessário ajuste no meio do caminho.
Revise o propósito de sua empresa, os processos, faça parcerias duradouras com seus fornecedores e clientes, chame-os para um “café da manha”, onde você mostrará os objetivos que deseja alcançar e da real importância deles em todo o processo.
Trace metas palpáveis, adaptando os objetivos da empresa às mudanças que podem e ocorrem durante o percurso, tenha sempre um “Plano B”, analise o ambiente externo e interno, que envolve o comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e funcionários.
Posicione sua empresa de forma competitiva, analise as informações, a capacidade dela produzir, comercializar e prestar serviços, lembrando que é importante também divulgar internamente as estratégias definidas, para que haja um engajamento dos funcionários, alinhando os interesses.
Novos cenários surgem e mudam a todo o momento no mercado, tanto externa, como internamente, portanto, esteja pronto e aberto para essas mudanças, antecipe riscos, não tenha medo de agir, mensure o erro, o pior é não fazer nada, ficar estático.
Grande abraço a todos.
Wilson R. Pelinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário