"A sua Empresa em suas mãos"








quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Marketing Pessoal – Desenvolvendo Habilidades

O marketing pessoal é necessário ??? Se sou competente, ambicioso e trabalhador, não posso subir na vida sem nenhum esforço de marketing pessoal ???
A resposta à última pergunta é “não”. A concorrência em todos os estágios da vida é muito feroz, seja para conseguir vaga em uma boa faculdade, arrumar o primeiro emprego, conhecer o (a) parceiro (a) ideal e assim por diante.
O ambiente profissional é incerto e competitivo, modificando-se constantemente. Ele é dominado por chefes e gerentes que nem sempre compreendem seus subordinados ou reconhecem sua capacidade e as idéias que tem a oferecer à empresa.
Com tudo isso, é necessário manter uma vantagem competitiva sobre os demais e o marketing pessoal é uma parte essencial desse processo. Vender ou expor sua carreira ao mercado de trabalho é um processo contínuo, constante e devemos estar sempre atentos.
O desenvolvimento das habilidades interpessoais é ancora para o avanço da carreira, e a exposição profissional é, para muita gente, a passagem mais rápida para o topo e sinônimo de sucesso.
Quem comanda sua carreira ??? Seu chefe, seus pais, sua mulher ou se marido, os colegas ??? Na realidade, só você deve ter o controle da própria carreira, não delegando ela a ninguém mais.
É comum as pessoas dizerem que um chefe retrógrado e ultrapassado lhes impediu o progresso, ou que “nunca foram boas” para estabelecerem contato e fazer “network”. Tais queixas transferem para outras pessoas ou atribuem a traços genéticos e congênitos a responsabilidade por não alcançar projeção e sucesso profissional.
Sem dúvida você pode ser vítima de uma empresa ruim ou de um chefe despreparado e, no curto prazo, certas circunstâncias podem realmente retardar o impulso de que sua carreira precisa. No longo prazo porém, não há desculpa. Você comanda sua carreira, não é ela que comanda você, e tem que tomar as decisões para uma mudança de rota quando necessário.
Quanto mais cedo você estabelecer metas, comprometer-se e partir para a ação, melhores serão os resultados a longo prazo. Não vale a pena arrepender-se por ter passado os últimos anos preso a um emprego medíocre.
Hoje é o futuro com o qual você sonhava três anos atrás. Aquela época já foi. O seu futuro, daqui a três anos terá que ser preparado pelas ações que você iniciar agora.
Infelizmente pensamos em recompensa imediata, planejar e pensar a longo prazo, os sacrifícios e a paciência são coisas raras, pois fomos programados mentalmente para termos tudo e fazermos tudo agora.
Os profissionais de sucesso sabem que para se ter uma carreira sólida leva-se muitos anos, e que é preciso contrabalancear atividades de curto e de longo prazo para definir o que deve ser feito hoje e o que apoiará as decisões de amanhã.
Não podemos cair na armadilha e nos acomodar diante das dificuldades da vida, devemos nos ajustar às dificuldades e tentar melhorar. Quando o indivíduo está na “zona de conforto” ele se recusa a mudar.
Se você não definir metas, nem se empenhar em alcançá-las, ninguém fará isso por você, talvez até consiga algum sucesso, mas a possibilidade de falhar é grande. Se ficarmos sempre do lado seguro, evitarmos todos os riscos, deixarmos de percorrer aquele quilômetro a mais e aceitarmos as circunstâncias da vida, estaremos selando o nosso destino.
Quanto mais tempo permanecermos presos a esse padrão, mais dificuldades teremos para nos libertarmos dele. A porta de saída é a ação.
Ação – Vendendo a própria Carreira
Podemos perceber que geralmente os indivíduos de maior sucesso são “marqueteiros natos”, mas isso não é regra.
Os políticos eleitos, o executivo no mais alto posto da organização e todos os indivíduos respeitados pela sociedade são pessoas que dominam a técnica de servir de maneira eficiente e visível ao seu público-alvo, seja ele a Diretoria de uma empresa, pessoas de seu convívio na sociedade ou outro qualquer.
Mas mesmo que você não seja formado em administração e marketing, nem tenha lido uma linha sequer sobre o assunto, você também pode se tornar um eficiente vendedor de sua carreira. A implementação de estratégias não exige conhecimentos específicos de marketing nem aptidão especial. O que é necessário é a capacidade de produzir uma definição de si próprio, de estabelecer metas e empenhar-se em alcançá-las.
O segredo é simplesmente desenvolver as habilidades que farão de você um profissional de classe, e então, divulgar tais habilidades para conquistar o espaço e o sucesso planejado.
Abordaremos como fazer um plano de Marketing Pessoal, estabelecendo metas, utilizando indicadores para não perder-se o foco, organizando e controlando o tempo, a preocupação com a imagem do profissional e a necessidade de se ter um Mentor para a carreira.
Um grande abraço e sucesso a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário