"A sua Empresa em suas mãos"








quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mudando a Estratégia

Quero iniciar esse artigo contando uma pequena história, do Cego e do Publicitário:

Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco:
“POR FAVOR, AJUDE-ME, SOU CEGO.”
Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele parou e viu umas poucas moedas em seu boné. Sem pedir licença, pegou a placa, virou-a, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmolas. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas.
O cego reconheceu as pisadas do publicitário, que havia parado a sua frente, e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo, querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu:
            - “Não escrevi nada que não esteja de acordo com o seu anúncio anterior, mas com outras palavras”. E sorrindo continuou o seu caminho.
O cego não soube o que estava escrito, mas sua nova placa dizia:
“HOJE É PRIMAVERA EM PARIS, E EU... NÃO POSSO VÊ-LA!”
Em alguns momentos da vida, quando nada nos acontece, é bom mudarmos de estratégia... “jogando a rede do outro lado” !

Nas empresas isso é mais comum do que imaginamos. Sem saber como nem porque, parece que inexplicavelmente de uma hora para outra, as vendas entram em declínio ou os produtos param na prateleira, a inadimplência dos clientes aumenta, a qualidade dos produtos cai, aumentando as devoluções, os funcionários ficam mais rebeldes e por último há falta de dinheiro no caixa, que é a conseqüência dos problemas acima citados. É o “Inferno de Dante” para a empresa.
Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam inovar, e o Marketing é o responsável por essas inovações e mudanças de posicionamento, pois transformações profundas aconteceram e acontecem sempre na esfera do comportamento do cliente, com ele ganhando ainda mais força, através de diversas opções de marcas e enorme poder de decisão ao adquirir nossos produtos e serviços.
Tudo isso levou as empresas a se reorganizarem, algumas até mesmo a repensarem seu modelo de gestão. O fato é que agora é preciso estar mais antenado ao mercado, naquilo que acontece no segmento de cada empresa e na cadeia de valor. É preciso praticar uma administração moderna, atenta às necessidades e expectativas do cliente, seguindo as premissas do Marketing.
É necessária uma análise minuciosa da situação, verificando as Ameaças (que a empresa está sofrendo) e as Oportunidades (que possam estar surgindo), com a finalidade de minimizar as Ameaças e maximizar as Oportunidades considerando o público alvo envolvido e suas necessidades e desejos.
Dentro dessa ótica, podemos dizer que o papel do Marketing nas empresas é de “Conciliar, de maneira satisfatória para ambas as partes, as necessidades do Cliente com os objetivos e realidades da Empresa”.

Medidas para melhorar a inteligência de marketing:

ü  Ouvir a voz do Cliente
ü  Conhecer melhor a Concorrência
ü  Ouvir o Mercado (concorrentes, consumidores, distribuidores, funcionários)
ü  Usar várias fontes de dados (caçar informações)
ü  Fazer Pesquisas de Mercado
ü  Analisar o Macro ambiente (Economia, leis e política, demografia, etc.)

A partir disso a empresa consegue montar uma nova Estratégia ou mesmo corrigir a existente, baseada em números e informações mais seguras e aplicá-las com segurança.
O erro mais comum nessas situações é a empresa ao invés de reconhecer o seu porte, a sua atuação no mercado e suas possibilidades, se comparar às mega-corporações ou empresas maiores que ela, com suas vendas, faturamento, performance, comunicação, etc., e com isso esquecem do seu negócio, perdendo o foco. Por isso é preciso entender que os grandes podem servir como referência, como estímulo, mas não como parâmetros do nosso negócio ou da melhor forma de satisfazer os clientes.
Importante lembrar que o Marketing está ao alcance de todas as empresas, independente de porte, segmento, atividade ou número de colaboradores.
O Marketing nasceu para todos, grandes, médios e pequenos, pensem nisso. Falaremos mais sobre Marketing Estratégico em outros artigos.

Um abraço e sucesso a todos.

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