"A sua Empresa em suas mãos"








quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Contabilidade na Gestão da Empresa


A contabilidade é a área onde se registra toda a vida de uma empresa, as operações, as oscilações, seus resultados, que analisados, mostram o desempenho, seja ele forte ou fraco da organização.
Para alguns empresários, isso não passa de burocracia, eles não vêem nenhum benefício na contabilidade. Isso decorre da falta de informação, já que o empresário precisa gerir seu negócio, e não é obrigado a conhecer contabilidade na sua essência.
Existem aqueles que confundem margem de contribuição com lucro, justamente por falta de informação, ou de um registro adequado, sendo que muitas vezes inexiste até um plano de contas que permita o registro das operações e a apuração dos custos em bases técnicas.
Não é difícil acontecer dos lançamentos que seriam efetuados em várias contas, serem feitos em uma única, para registrar os custos como “mão de obra, materiais, gastos gerais, para representar os custos de produção. Isso prejudica muito a análise, pois mistura-se coisas diferentes, além de que, é necessário ver qual o critério do rateio que foi utilizado.
Feito isso a empresa registra mal, apura mal, calcula mal os seus preços e a conseqüência é que vende mal, e quem paga o pato é a contabilidade.
O propósito básico da contabilidade em se tratando de Custos, é o de registrar, determinar e informar os custos operacionais, provendo-nos de dados dos custos significativos, com presteza suficiente para permitir aos diretores e gerentes e a seus subordinados, tomar rapidamente ações corretivas, quando forem encontradas situações desfavoráveis ou quando houver oportunidades de mudança.
A Contabilidade de custos industriais tem uma função mais dinâmica, não devendo se restringir apenas aos custos históricos, muito depois de terem ocorrido, quando talvez nem tenham tanta utilidade. Assim, a elaboração e estruturação do plano de contas e do sistema de custos é imprescindível, dotando a organização de instrumentos adequados ao seu porte e ao tipo de negócio, permitindo um gerenciamento melhor dos custos e da lucratividade.
É nesse momento que a Contabilidade Gerencial tem muito a ajudar, pois com um sistema adequadamente planejado, é possível determinar o custo real numa determinada data, num certo departamento, numa determinada fábrica.
A contabilidade deve ter condições de municiar a administração com as informações necessárias a um acompanhamento sistemático das operações e, fará isso através de relatórios gerenciais no tempo requerido e com informações objetivas. Um bom demonstrativo deve analisar o desempenho em termos de resultados de vendas e custos fixos e variáveis: realizado no período acumulado, orçado acumulado e a variação real x orçado, etc.
Igualmente uma análise dos custos dos produtos fabricados e dos produtos vendidos terá ampla utilidade para a correção de rumos, o planejamento do fluxo de caixa levando em conta dados históricos e os valores previstos, também será facilitado pelos registros e pelas práticas contábeis. 
A empresa terá condições de controlar sua atividade economizando nos custos e, aumentando sua lucratividade mais do que o custo dos sistemas necessários com uma excelente relação custo x benefício.
A contabilidade é um ótimo instrumento de gestão, bem utilizada, poderá suprir a empresa com todos os subsídios necessários a uma eficiente administração. Com todos esses benefícios, não se poderá dizer que a contabilidade é apenas burocracia, tudo é uma questão de visão, ou da falta de.
Você está atento em como a Contabilidade da sua empresa está sendo executada ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário